DIONÍSIO CERQUEIRA

História

pref-dc
O município de Dionísio Cerqueira está localizado na divisa do extremo noroeste de Santa Catarina com o Paraná e na fronteira com a Argentina, conforme mostram os mapas 01 e 02. Devido a essa peculiaridade, em 1903, foi inaugurado o Marco das Três Fronteiras. A cidade foi colonizada por italianos e alemães vindos das colônias gaúchas e pertenceu a Chapecó até se desmembrar no final de 1953.
Sua data de fundação oficial é 14 de março de 1954. Seu nome é uma homenagem ao general Dionísio Cerqueira, antigo ministro das Relações Exteriores e que demarcou a fronteira Brasil/Argentina.
O município abrange uma área de 378 km², possui clima temperado – com temperatura média entre 18ºC e 36ºC – e está a uma altitude de 830m acima do nível do mar.
No lado Argentino, a cidade de Bernardo de Irigoyen faz divisa com Dionísio Cerqueira e no estado do Paraná é a cidade de Barracão. Porém, as três cidades conformam uma malha urbana única, fato que caracteriza a dinâmica urbana dessas cidades e traz desafios ao processo de planejamento e gestão do território, pois o mesmo deve ser interpretado de modo integrado.
O município possui duas aduanas, uma para pedestres e veículos de passeio e outra para caminhões de carga. Esse Porto Seco exerce um fator de atração ao município e contribui para a sua movimentação.

 

 

WEBSITE

 

www.dionisiocerqueira.sc.gov.br

DIONÍSIO CERQUEIRA

MAIS

Portal da TransparênciaCaderno de Ações

ATENDIMENTO

Segunda a Sexta das


08:00 às 11:30 e das 13:30 às 17:00

+55 (49) 3644 - 4366


ENDEREÇO


Avenida Brasil nº33, Bairro Alvorada, Anexo a Estação do Ofício - Barracão - Paraná - Brasil


CIF - Consórcio Intermunicipal da Fronteira ® 2020 Todos os direitos reservados
Desenvolvimento: PORTAL TRI