Após quase 2 anos fechada a Fronteira de Bernardo de Irigoyen e Dionísio Cerqueira abre legalmente

Share Button

Quanto à como será o tratamento para o considerado Trânsito de Bairro Fronteiriço, por menos de 24 horas, ainda não há certezas a esse respeito.

Além disso, foi anunciado que o antígeno teste é eliminado no acesso da fronteira, mantendo a apresentação da PCR com pelo menos 72 horas de antecedência. Isso também se aplica a Puerto Iguazú. Não se sabe oficialmente no momento, o que acontecerá com a cota diária de 800 pessoas que vigorava até agora em Iguaçu, e que poderia governar em Posadas e Bernardo de Irigoyen.

O anúncio veio do Ministério do Interior da Nação, onde foi indicado que serão abertos quatro novos corredores seguros para entrar no país, para que as duas passagens de fronteira missionária também sejam unidas pelo Aeroporto Benjamín Matienzo de Tucumán e o Travessia de fronteira da Usina Hidrelétrica Salto, em Entre Ríos. Assim, Misiones terá três passagens de fronteira habilitadas, incluindo Puerto Iguazú.

Desde 7 de outubro passado, o pedido formal de abertura dessas duas passagens de fronteira estava nas mãos do governo nacional. Este pedido havia sido entregue pelo governador Oscar Herrera Ahuad ao Chefe do Gabinete durante uma visita do líder provincial à Casa Rosada.

Desde então, a ansiedade foi ganhando espaço na região e o desejo de abrir a fronteira se expressou dia a dia em ambos os lados da linha divisória. Por fim, na madrugada desta terça-feira, o governo nacional oficializou a medida.

Travessia Posadas-Encarnación

A travessia da fronteira pela ponte San Roque González de Santa Cruz terá algumas peculiaridades que a tornam muito diferente do que era antes do início da pandemia e do fechamento das fronteiras. E a expectativa é que, como em Puerto Iguazú, haja um tratamento diferenciado para os moradores de Posadas que cruzam por menos de 24 horas para o país vizinho.

Fora do trânsito de bairro, quem quiser entrar no país deve ter certificado de vacinação contra Covid-19 e teste de PCR das últimas 72 horas, conforme protocolo de saúde que regulamentará o trânsito de pessoas.

Para entrar no Paraguai será necessário, primeiro, preencher o Formulário de Declaração de Saúde do Viajante nas últimas 24 horas e até 30 minutos antes de entrar no país vizinho. Está disponível no site do Ministério da Saúde Pública e Previdência Social: http://dgvs.mspbs.gov.py/webdgvs/views/paginas/vista_viajeros_nor.html.

O cruzamento de Bernador de Irigoyen e Dioniosio Cerqueira

A situação na fronteira com o Brasil tem algumas diferenças e, no caso de Bernardo de Igrigoyen, o modelo Iguaçu é copiado, no que diz respeito ao ingresso de pessoas na Argentina.

Quanto à entrada de pessoas no Brasil, ela permaneceria fechada, até que o governo brasileiro possibilitasse, em princípio, a entrada de moradores de Bernardo de Irigoyen, como fez em Foz com os moradores de Iguaçu.

Mas os cidadãos de outras partes de Misiones, ou do resto da Argentina, não poderão entrar naquele país até que sejam modificadas as medidas de fechamento de fronteira impostas pelo governo federal. Isso porque o Brasil só pode ser acessado, no momento, por via aérea, já que as fronteiras terrestres só são permitidas para cidadãos brasileiros.

Quanto às exigências, para entrar em solo argentino a partir de Dionísio Cerqueira, serão as mesmas das demais passagens de fronteira. Todos os interessados ??em ingressar devem ter certificado de vacinação contra Covid-19 e teste de PCR das últimas 72 horas, conforme protocolo sanitário que regulamentará o trânsito de pessoas.

Prefeito de Bernardo de Irigoyen fala sobre a reabertura

Após ouvir a notícia sobre a abertura da passagem de fronteira entre Bernardo de Irigoyen e a cidade brasileira de Dionisio Cerqueira, Guillermo Fernández, prefeito de Bernardo de Irigoyen, comentou como estão se preparando para essa abertura.

“Aqui estamos na expectativa com este grande acontecimento de amanhã, há pouco estivemos em contato com o governador Oscar Herrera Ahuad e autoridades de Saúde Pública, então tudo está sendo organizado para amanhã, para a cerimônia de abertura e com certeza nos acompanharão as autoridades e representantes das diferentes instituições e órgãos que realizam suas tarefas de controle de fronteira, como Alfândega, Migrações, Senasa, Gendarmaria Nacional, e uma passagem segura será habilitada novamente, respeitando o protocolo estabelecido “, comentou Fernández

Seguindo essa linha, Fernández acrescentou: “Novamente, argentinos e brasileiros, poderemos cruzar novamente a fronteira pela Alfândega e bem, estamos muito felizes, também os comerciantes com muitas expectativas porque amanhã será um grande dia para as cidades de Bernardo de Irigoyen, Dionisio Cerqueira e Barracao, onde nos reencontramos pessoalmente e interagimos com nossos irmãos brasileiros em uma fronteira tão particular, depois de 19 meses de pandemia, mas agora cumprindo todas as normas de biossegurança, aos poucos vamos voltando à normalidade que é muito importante e assim reativando muitas coisas e o trabalho conjunto na saúde, educação, segurança e claro o desenvolvimento econômico e comercial “.

“Vamos poder nos ver de frente com nossos irmãos e colegas brasileiros, poder dialogar, fazer compras de um lado e de outro, também incentivar o turismo entre outras atividades que podem ser desenvolvidas. nesta bela fronteira, estou muito feliz porque o prefeito e os comerciantes também estão felizes e com grande expectativa, todos estão muito felizes “, concluiu Fernández.

Se inscreva em nosso canal no Youtube clicando AQUI. 

Fonte: El Território

Foto: Portal Tri

MAIS

Portal da TransparênciaCaderno de Ações

ATENDIMENTO

Segunda a Sexta das


08:00 às 11:30 e das 13:30 às 17:00

+55 (49) 3644 - 4366


ENDEREÇO


Avenida Brasil nº33, Bairro Alvorada, Anexo a Estação do Ofício - Barracão - Paraná - Brasil


CIF - Consórcio Intermunicipal da Fronteira ® 2022 Todos os direitos reservados
Desenvolvimento: PORTAL TRI