Impasse burocrático mantém Fronteira fechada

Share Button

Uma grande expectativa foi imposta na região de que nesta sexta-feira (01), a fronteira de Dionísio Cerqueira e Bernardo de Irigoyen seria reaberta pelo Governo Argentino.

 

Infelizmente não foi o que aconteceu, e as portas de acesso legal aos dois municípios e dois países continuam fechadas.

Em conversa com o Prefeito Guilherme Fernández de Bernardo de Irigoyen, ele informou à reportagem do Portal Tri de que o pedido para a reabertura da fronteira já foi realizado pelo Governo Provincial para o Governo Federal Argentino, mas sem data definida para a realização do ato.

 

Nossa equipe procurou informações perante a Receita Federal do Brasil, aonde fomos informados de que até o momento a confirmação é de que as fronteiras permaneçam fechadas pelo Governo Argentino na tri-fronteira.

 

Desde o dia 21 de setembro, um evento teste está sendo realizado na fronteira de Foz do Iguaçu, somente após um resultado positivo desta abertura teste podemos esperara a reabertura da fronteira de outros municípios argentinos com municípios brasileiros, entre eles Bernardo de Irigoyen e Dionísio Cerqueira

 

Assim que o governo Argentina liberar outros municípios que fazem fronteira com o Brasil a abrir as portas, alguns protocolos sanitários deverão ser respeitados para que as pessoas possam entrar ao país latino como por exemplo

Possuir Calendário de vacinação completo, com data da última aplicação de pelo menos 14 dias antes da chegada ao país.

 

Teste PCR negativo nas 72 horas anteriores ao ingresso, ou antígeno no ponto de entrada (a ser definido pela autoridade sanitária).

 

Teste PCR do 5º ao 7º dia de chegada (definido pela autoridade sanitária).

 

Da mesma forma, o governo alertou que aquelas pessoas que não apresentarem esquema vacinal completo, inclusive menores de idade, deverão realizar quarentena, teste de antígeno no ingresso e teste de PCR no 7º dia.

Mesmo a Argentina reabrindo a fronteira com o Brasil, em Dionísio Cerqueira e Bernardo de Irigoyen, as autoridades argentinas deverão comunicar a Polícia Federal Brasileira, responsável pelo controle de imigração e entrada de estrangeiros ao país.

 

Sem a comunicação entre os dois países o que fica valendo é a Portaria 655, de 23 de junho de 2021, que dispõe sobre a restrição excepcional e temporária de entrada no país de estrangeiros, de qualquer nacionalidade, conforme recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Exceto por via aérea.

 

Até que os dois países não se organizem burocraticamente, é bem provável que a fronteira de Dionísio Cerqueira e Bernardo de Irigoyen permaneça fechada.

 

MAIS

Portal da TransparênciaCaderno de Ações

ATENDIMENTO

Segunda a Sexta das


08:00 às 11:30 e das 13:30 às 17:00

+55 (49) 3644 - 4366


ENDEREÇO


Avenida Brasil nº33, Bairro Alvorada, Anexo a Estação do Ofício - Barracão - Paraná - Brasil


CIF - Consórcio Intermunicipal da Fronteira ® 2022 Todos os direitos reservados
Desenvolvimento: PORTAL TRI