Com possibilidade de fechamento da alfandega Argentina, CIF convoca reunião por solução de impasse

Share Button

Em conversa com os prefeitos Thyago Gnoatto, Cezar Bueno e Guillermo Fernández, o prefeito de Barracão e presidente do Consórcio Intermunicipal da Fronteira (CIF) Marco Aurélio Zandoná, informou que uma reunião deverá ser realizada nesta segunda-feira (20), juntamente com representantes da Receita Federal e do Serviço Integrado de Alfândega de Cargas argentino para tratar da manutenção dos trâmites de importação e exportação na aduana durante a crise do coronavírus. A intenção dos gestores brasileiros é dar garantias para brasileiros e argentinos para a manutenção da abertura da aduana de cargas.

 

A reunião se dará como desdobramento, após a informação de que o Conselho de Crise do coronavírus instalado em Bernardo de Irigoyen revelou a possibilidade de um pedido as autoridades nacionais da Argentina para que o transporte de cargas seja suspenso na aduana argentina. Tal preocupação advém da constatação de que que um caminheiro de 61 anos, residente em San Vicente, que deu positivo para o Covid-19, ingressou na Argentina pelo Brasil através da Alfândega de Bernardo de Irigoyen.

 

As atenções do Comitê de Crise local aumentaram consideravelmente. Membros do referido órgão, composto pelo prefeito Guillermo Fernández acompanhado por membros de várias instituições públicas e privadas, avaliaram ontem (18), pela manhã, em uma reunião, as próximas ações a serem seguidas em relação a essa situação. Uma das principais ideias surgidas foi a iniciativa de solicitar às autoridades competentes o fechamento completo do Serviço Integrado de Alfândega de Cargas, que ainda está aberto, pois o transporte de carga é uma das atividades mantidas como essenciais pelo o governo argentino e caminhoneiros ainda podem atravessar a fronteira.

 

Tal preocupação dos argentinos deixa lideranças, empresários e trabalhadores brasileiros preocupados, o fechamento representaria um agravamento dos impactos econômicos provocados pela pandemia do novo coronavírus.

Portal Tri 

MAIS

Portal da TransparênciaCaderno de Ações

ATENDIMENTO

Segunda a Sexta das


08:00 às 11:30 e das 13:30 às 17:00

+55 (49) 3644 - 4366


ENDEREÇO


Avenida Brasil nº33, Bairro Alvorada, Anexo a Estação do Ofício - Barracão - Paraná - Brasil


CIF - Consórcio Intermunicipal da Fronteira ® 2020 Todos os direitos reservados
Desenvolvimento: PORTAL TRI