Autoridades discutem plano de segurança para a região

Share Button

Prefeitos dos municípios de Bernardo de Irigoyen, Dionísio Cerqueira, Barracão e Bom Jesus do Sul, Integrantes da Subsecretaria de Vigilância de Fronteiras e Controle – Minseg, Gendarmaria Nacional, Polícia da Província de Misiones, Integrantes da Polícia Federal do Brasil, Polícia Militar dos estados do Paraná, Bom Jesus do Sul, Santa Catarina e Corpo de Bombeiros, Representantes da Receita Federal e Fronteiras Cooperativas estiveram reunidos ontem nas instalações do CIF para a discussão de ações de segurança na fronteira.

 

Dada a realidade sócio-cultural desta região e expressa na Comissão IX sobre Integração Fronteiriça, com a formação da Comissão de Segurança neste contexto, onde a necessidade de coordenar as ações e medidas necessárias para gerar políticas de Estado expressa pela coordenação de segurança integrada das fronteiras é que a iniciativa de implementação de um CCP entre os dois países, em reunião realizada em Buenos Aires, no âmbito da apresentação do modelo de gestão pacto da segurança das fronteiras da União Europeia.

 

Representantes políticos e policiais reconhecem a necessidade de avançar na integração de controles, articulação operacional e padronização de procedimentos pelas instituições policiais da Argentina e do Brasil, por meio da criação de um Centro de Cooperação Policial na região.

 

Para isso, resolvem trabalhar e apresentar um relatório das diferentes abordagens dentro do período de 10 dias:
Os prefeitos apresentaram sua intenção de apoio com os recursos disponíveis, expressaram suas idéias e preocupações a respeito.

 

As forças policiais realizarão uma avaliação da situação local, fornecendo estatísticas criminais e levantando sugestões sobre como implementar este modelo de trabalho, recursos disponíveis e necessidades dos vários aspectos que considerarem necessários para a operação de segurança integrada operacional. Tanto nas áreas urbanas e rurais.
Esses relatórios devem ser apresentados às autoridades ministeriais de cada país, para aprovação e eventual assinatura de um acordo bilateral na reunião de 31 de maio de 2019 no âmbito do MERCOSUL, como um quadro legal para iniciar as ações necessárias para a implementação de um Centro de Coordenação Policial nesta região.

 

Portal Tri 

MAIS

Portal da TransparênciaCaderno de Ações

ATENDIMENTO

Segunda a Sexta das


08:00 às 11:30 e das 13:30 às 17:00

+55 (49) 3644 - 4366


ENDEREÇO


Avenida Brasil nº33, Bairro Alvorada, Anexo a Estação do Ofício - Barracão - Paraná - Brasil


CIF - Consórcio Intermunicipal da Fronteira ® 2020 Todos os direitos reservados
Desenvolvimento: PORTAL TRI