Acadêmicos da UEL visitam o Consórcio Intermunicipal da Fronteira

Share Button

4Cerca de 30 acadêmicos do curso de Geografia da UEL (Universidade Estadual de Londrina), visitaram a fronteira com objetivo de conhecer os processos de educação no campo, bem como as políticas públicas da área de fronteira realizadas pelo CIF.

 

A visita dos universitários foi marcada por palestras realizadas em importantes órgãos como a ARCAFAR, que abordou o tema sobre o processo de educação por meio das escolas familiares rurais, a Aduana de Cargas, onde os acadêmicos conheceram o funcionamento significativo da movimentação financeira e econômica que o órgão traz à fronteira. Já no CIF, tiveram a oportunidade de compreender as ações desenvolvidas aos três municípios integrantes do consórcio.

 

Conforme Edilson Luiz de Oliveira, professor da disciplina de Regionalização, a vinda da turma de acadêmicos à fronteira, tinha por objetivo conhecer na prática os processos de educação no campo, por meio da Escola Familiar Rural de Bom Jesus do Sul, bem como entender as políticas públicas existente na área de fronteira.

 

Disse ainda que os acadêmicos de geografia já estão na reta final do curso e estão realizando estágios de docência nas escolas de Londrina. Ressaltou que a experiência vivida por eles na região fronteiriça, é de extrema relevância à formação dos alunos como geólogos e futuros professores, ainda mais por se tratar de uma fronteira única.3Segundo Flávio Berté, Vice-prefeito e representante do CIF, apresentar a estrutura do consórcio foi uma oportunidade de demonstrar a possibilidade de transformação do lugar aonde se vive, a partir da organização, da vontade e determinação. Destacou ainda que o consórcio se tornou importante no processo de desenvolvimento dos municípios integrantes.

 

Além de palestras, os acadêmicos e professores ainda visitaram alguns pontos turísticos e históricos dos municípios, como o Parque Turístico Ambiental e o cemitério da Coluna Prestes, localizado na Linha Separação, no interior de Dionísio.

 

Os professores que acompanharam a turma, aproveitaram a oportunidade para agradecer a acolhida de todas as entidades, bem como a disponibilidade em auxiliar nas visitas e palestras.

MAIS

Portal da TransparênciaCaderno de Ações

ATENDIMENTO

Segunda a Sexta das


08:00 às 11:30 e das 13:30 às 17:00

+55 (49) 3644 - 4366


ENDEREÇO


Avenida Brasil nº33, Bairro Alvorada, Anexo a Estação do Ofício - Barracão - Paraná - Brasil


CIF - Consórcio Intermunicipal da Fronteira ® 2020 Todos os direitos reservados
Desenvolvimento: PORTAL TRI