Cezar Bueno assume a presidência e tem como pauta a realização da EXPOCIF

Share Button

Atendimento integrado do hospital de Dionísio Cerqueira também entrará em debate neste ano

 

A partir de um acordo preestabelecido, o CIF – Consórcio Intermunicipal de Fronteira realizou na manhã desta sexta-feira (22) a eleição do novo presidente. Na ocasião, o prefeito de Barracão, Marco A. Zandoná saiu do comando, sendo eleito para a presidência o prefeito de Bom Jesus do Sul, Cezar Bueno.

 

Em entrevista ao Portal Tri, Zandoná avalia como positivo o ano em que esteve na presidência do consórcio, embora segundo ele, 2015 foi atípico, se comparado aos anos anteriores. “Tivemos dificuldades na questão financeira e econômica do nosso país e isso refletiu nos municípios. Na questão climática também tivemos muitos problemas, mas avançamos muito”, destacou.

 

Durante a Assembleia, realizada na sede do CIF, em prestação de contas aprovada pelos demais, Zandoná enalteceu as conquistas obtidas por intermédio do consórcio no ano que passou. Entre elas, o início das atividades do IFPR – Instituto Federal do Paraná em Barracão, a doação de inúmeros equipamentos realizada pela Receita Federal ao Gabinete de Gestão Integrada – GGI, voltados para a segurança, comunicação e informática.

 

Somando-se a isso o projeto Fronteiras Cooperativas, realizado em parceria com o Sebrae Paraná e nacional, entrega de equipamentos pela RF ao hospital de Dionísio Cerqueira, além das obras da Agência do INSS, concluída no ano passado e que está instalada na Tri Fronteira. Outra obra de destaque é a construção da UNETRI em Barracão.

 

Nova presidência 

Segundo o novo presidente, Cezar Bueno, este é um momento importante para Bom Jesus do Sul, por poder participar do Consórcio Intermunicipal da Fronteira, que representa a integração entre os municípios. “Nossa proposta como presidência é dar continuidade as ações que vem sendo desenvolvidas pelo consórcio. Pois esta é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento da região, pois está acima das questões políticas e partidárias. Tenho consciência que será um ano diferenciado, difícil e muito curto para angariar recursos devido aos períodos eleitorais”, explicou.

 

Reunião de trabalho

Após a eleição da nova presidência, ficou aprovada a realização de uma reunião de trabalho, por indicação da Câmara de Vereadores de Dionísio Cerqueira representada pelo presidente, Paulo A. Cézar e o Vereador Olasir Brasil. Tendo como assunto o atendimento e manutenção do hospital que presta serviços para os três municípios.

 

De acordo com o atual presidente, a intenção é que o hospital, instalado em Dionísio, tenha uma gestão compartilhada e que possa atender a demanda dos municípios, com a participação da população, por intermédio do Conselho Municipal de Saúde. “Assim como em Bom Jesus do Sul, nossa gestão será com muita transparência, com os pés no chão e muita responsabilidade. Para que assim possamos conduzir da melhor maneira possível”, destacou.

 

Outro debate já pré-agendado será o funcionamento do Gabinete de Gestão Integrada – GGI, representado no encontro pela Polícia Militar de Dionísio e Barracão. “Neste contexto nós também buscaremos tratar sobre a Aduana, entrando em contato com os responsáveis para solucionar as problemáticas apresentadas”, ressaltou o presidente.

 

Bernardo de Irigoyen

A Assembleia contou com a participação do novo prefeito de Bernardo de Irigoyen – Argentina, Guillermo Fernandez, que se mostrou disposto a integrar oficialmente o CIF. Infelizmente, até o momento, a legislação brasileira não permite a integração no convênio sem a aprovação do Congresso Nacional, processo que já está sendo providenciado. “Entretanto, há uma parceria muito grande nos entendimentos, discussões e ações que possam ser trabalhadas”, informou Cezar Bueno.

 

Em entrevista ao Portal Tri, Fernandez destacou que está trabalhando para que Bernardo de Irigoyen seja reconhecido juridicamente e tenha a autorização dos dois países para assim fazer parte dos convênios na área de segurança pública, saúde, entre outros, possibilitados pelo CIF. De acordo com o prefeito, a não oficialização gera dificuldades para o trabalho integrado.

 

Por exemplo, o trabalho desempenhado pelo Corpo de Bombeiros de Dionísio Cerqueira, que hoje em casos de emergências entra em Irigoyen, não tem respaldo jurídico, ação vista por Guillermo como um ato humano dos profissionais.

 

EXPOCIF

O evento não realizado em 2015, entra em debate neste ano para sua provável realização. O cancelamento se deu, segundo Cezar Bueno, devido ao momento financeiro difícil enfrentado nos municípios no ano passado. “A Expocif nós vamos levar para o planejamento que será realizado no mês de fevereiro. Acho que tem que ser muito bem avaliada esta situação”, destacou.

 

A realização do evento neste ano, dependerá do tempo que antecede o período eleitoral e do momento financeiro dos municípios. “Não adianta nós sermos ignorantes, neste ano cada município vai ter como foco suas particularidades, visando o seu processo eleitoral. A realização ou não, incluindo o formato serão definidos após conversa com a Ascoagrin e empresários locais. A intenção é não comprometer recursos financeiros essenciais para os municípios, que hoje já são escassos”, informou Cezar Bueno.

 

TURISMO 

Segundo Cezar Bueno, o turismo já é um assunto que faz parte dos debates do consórcio. Sendo que o setor terá ações concretas postas em prática ainda em 2016. Entretanto, o sucesso no atendimento aos turistas dependerá da colaboração dos comerciantes e da população, cada um fazendo sua parte no desenvolvimento local.

Em 2013 e 2014 a presidência foi assumida pelo prefeito de Dionísio Cerqueira, Altair C. Rittes, e em 2015 por Zandoná.

 

 

MAIS

Portal da TransparênciaCaderno de Ações

ATENDIMENTO

Segunda a Sexta das


08:00 às 11:30 e das 13:30 às 17:00

+55 (49) 3644 - 4366


ENDEREÇO


Avenida Brasil nº33, Bairro Alvorada, Anexo a Estação do Ofício - Barracão - Paraná - Brasil


CIF - Consórcio Intermunicipal da Fronteira ® 2020 Todos os direitos reservados
Desenvolvimento: PORTAL TRI